top of page

A NOSSA HISTORIA

Os canastros, ou espigueiros, são construções em pedra, madeira e aço, feitas com o objetivo de guardar as espigas de milho; as suas fissuras permitiam que o ar circulasse livremente e a sua altura impedia o ataque dos roedores.  São edifícios muito belos mas que, face à mudança tecnológica, que permite secar e guardar o milho de forma mais eficiente, perderam a sua utilidade.

​

Os espigueiros existentes vão-se degradando progressivamente e, com isto, perde-se um património arquitetónico e cultural único no país. Foi então que tivemos a ideia de lhe adicionarmos condições para acomodar uma família. A Quinta dos Novos Canastros pretende gerar um movimento favorável à construção de novos canastros, que tire partido da sua beleza e importância (cultural e histórica), associando-a a uma utilidade prática, neste caso turística.

​

Estamos a envidar esforços para dotar a Quinta de construções que convidem adultos e crianças a brincar juntos, tais como baloiços, brinquedos em madeira, casas na árvore e outros.

​

O contato direto com a arquitetura tradicional e o conhecimento do património local, agora atualizado em termos funcionais, constitui em si uma experiência. No entanto a experiência mais marcante será a de viver em habitações com o espaço reduzido ao essencial e, mesmo assim, proporcionando conforto e bem-estar, bem como o prazer da paisagem e da natureza. Tal como consumir apenas o volume de alimentos necessário a uma vida saudável, usufruir de espaços reduzidos para viver obriga a valorizar cada centímetro do espaço, a repensar o desperdício de meios e a valorizar mais a inserção ecológica da habitação.

Sobre: Sobre
bottom of page